6ª Reunião Internacional da RACS em Niterói foi um sucesso!

O município de Niterói, no Rio de Janeiro (Brasil), acolheu nos dias 28, 29 e 30 de agosto a 6ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, tendo como tema central “Múltiplas vozes em defesa das vidas- saúde única, arte plural e formação humana”.

A 6ª rRACS, 2024 decorreu em formato presencial no Instituto Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, e juntou mais de 1 500 participantes dos diferentes países da Lusofonia.

A 6.ª rRACS, 2024, à semelhança dos anos anteriores, teve como finalidade fortalecer relações multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação nas ciências da saúde e fomentar a interculturalidade no espaço lusófono, congregando as dimensões científica, pedagógica, política académica, sociocultural, empresarial, corporativa e organizacional interna através de um Programa multidimensional.

Liderada pelo Prof. Doutor Túlio Franco, Diretor do Instituto de Saúde Colectiva da UFF e pelo Presidente da RACS, Prof. Doutor Jorge Conde, a 6ª rRACS, 2024 contou com a presença da Dr.ª Lúcia Souto em representação do Ministério da Saúde do Brasil, e teve o patrocínio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e reconhecimento da CPLP.

Sessão de Abertura da 6ª rRACS, 2024.
Concerto pela Oficina Coral e Besouros Barrocos na Sessão de Abertura da 6.ª Reunião Internacional da RACS, 28 de agosto de 2024 na Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ, Brasil).
 
Encontro dos Reitores/ Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da RACS e a Carta de Niterói

No dia 27 de agosto de 2024 realizou-se o Encontro de Reitores e Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
O evento ocorreu presencialmente na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e em formato online, e reuniu líderes académicos de diversas universidades lusófonas de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste para debater o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto da emergência climática global.
Durante o encontro foram discutidas estratégias e iniciativas para que as universidades possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento sustentável, através de educação, pesquisa e práticas institucionais que respondam aos desafios ambientais atuais.
Como resultado desse debate, foi aprovada a Carta de Niterói, um documento que formaliza o compromisso das instituições de ensino superior membros da RACS em cooperar entre si na elaboração de formas de trabalho conjunto para promover o desenvolvimento sustentável.

Encontro de Reitores/ Dirigentes das IES associadas da RACS, 27 de agosto de 2024, Niterói.

 

Oficinas Temáticas no âmbito da 6ª rRACS, 2024

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense associou-se às atividades no âmbito da 6ª rRACS e realizou nos dias 27 e 28 de agosto de 2024 oficinas temáticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
A coordenação destas oficinas esteve a cargo da Prof.ª Doutora Rosane Rito, membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica da 6ª rRACS. As quatro oficinas contaram com cerca de 140 participantes e tiveram a colaboração de docentes da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Oficinas temáticas de Nutrição, 27 e 28 de agosto de 2024, Niterói.

 

O programa geral e científico desta 6ª Reunião Internacional da RACS compreendeu as sessões simultâneas com a apresentação de mais de 400 comunicações orais nas áreas de Educação e saúde, Segurança alimentar e nutricional, Direitos Humanos, Saúde e meio ambiente, Saúde mental, Bioética e Saúde Coletiva, Saúde, Cultura e Arte, Epidemiologia e Determinantes Sociais do Processo da Saúde e Doença, e Práticas clínicas nas suas diversas manifestações, e 39 sessões plenárias (rodas de conversa), bem como diversos momentos culturais, como peças de teatro e performances de dança.

No terceiro e último dia da 6ª Reunião Internacional da RACS, 30 de agosto, o Laboratório de Audiovisual Científico (Labaciencias) da Universidade Federal Fluminense (UFF) procedeu à entrega da Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica.

Ennio Candotti foi um importante defensor da popularização da Ciência no Brasil, que faleceu em dezembro de 2023. De acordo com o Coordenador do LabaCiências, Professor Luiz Antonio Botelho de Andrade, a Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica tem, assim, dois propósitos: reconhecer o legado de Candotti na propagação da Ciência brasileira, e valorizar o trabalho de académicos e não-académicos nesse setor.

Ao todo, foram premiadas 33 personalidades atuantes na disseminação do conhecimento científico. Na área da Saúde, o Prof. Doutor Jorge Conde, Presidente da Direção da RACS, foi um dos condecorados com a Medalha Ennio Candotti.

Assista à cerimónia completa de entrega da Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica que está disponível, na íntegra, no canal do Instituto de Saúde Coletiva da UFF no YouTube.

Atribuição da Medalha “Ennio Candotti” de Divulgação Científica em Saúde ao Prof. Doutor Jorge Conde, 30 de agosto, Niterói.

A 6ª Reunião Internacional teve o apoio de: Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Nutrição da UFF, Pró-Reitoria de Extensão da UFF, Fundação Oriente, CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Observatório das Adições BRUCE K. ALEXANDER, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 Região Metropolitana II-RJ, Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn), Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, e Projeto IntegraChagas Brasil.