6ª Reunião Internacional da RACS em Niterói foi um sucesso!
O município de Niterói, no Rio de Janeiro (Brasil), acolheu nos dias 28, 29 e 30 de agosto a 6ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, tendo como tema central “Múltiplas vozes em defesa das vidas- saúde única, arte plural e formação humana”.
A 6ª rRACS, 2024 decorreu em formato presencial no Instituto Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, e juntou mais de 1 500 participantes dos diferentes países da Lusofonia.
A 6.ª rRACS, 2024, à semelhança dos anos anteriores, teve como finalidade fortalecer relações multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação nas ciências da saúde e fomentar a interculturalidade no espaço lusófono, congregando as dimensões científica, pedagógica, política académica, sociocultural, empresarial, corporativa e organizacional interna através de um Programa multidimensional.
Liderada pelo Prof. Doutor Túlio Franco, Diretor do Instituto de Saúde Colectiva da UFF e pelo Presidente da RACS, Prof. Doutor Jorge Conde, a 6ª rRACS, 2024 contou com a presença da Dr.ª Lúcia Souto em representação do Ministério da Saúde do Brasil, e teve o patrocínio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e reconhecimento da CPLP.
Encontro dos Reitores/ Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da RACS e a Carta de Niterói
No dia 27 de agosto de 2024 realizou-se o Encontro de Reitores e Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
O evento ocorreu presencialmente na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e em formato online, e reuniu líderes académicos de diversas universidades lusófonas de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste para debater o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto da emergência climática global.
Durante o encontro foram discutidas estratégias e iniciativas para que as universidades possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento sustentável, através de educação, pesquisa e práticas institucionais que respondam aos desafios ambientais atuais.
Como resultado desse debate, foi aprovada a Carta de Niterói, um documento que formaliza o compromisso das instituições de ensino superior membros da RACS em cooperar entre si na elaboração de formas de trabalho conjunto para promover o desenvolvimento sustentável.
Oficinas Temáticas no âmbito da 6ª rRACS, 2024
A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense associou-se às atividades no âmbito da 6ª rRACS e realizou nos dias 27 e 28 de agosto de 2024 oficinas temáticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
A coordenação destas oficinas esteve a cargo da Prof.ª Doutora Rosane Rito, membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica da 6ª rRACS. As quatro oficinas contaram com cerca de 140 participantes e tiveram a colaboração de docentes da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.
O programa geral e científico desta 6ª Reunião Internacional da RACS compreendeu as sessões simultâneas com a apresentação de mais de 400 comunicações orais nas áreas de Educação e saúde, Segurança alimentar e nutricional, Direitos Humanos, Saúde e meio ambiente, Saúde mental, Bioética e Saúde Coletiva, Saúde, Cultura e Arte, Epidemiologia e Determinantes Sociais do Processo da Saúde e Doença, e Práticas clínicas nas suas diversas manifestações, e 39 sessões plenárias (rodas de conversa), bem como diversos momentos culturais, como peças de teatro e performances de dança.
No terceiro e último dia da 6ª Reunião Internacional da RACS, 30 de agosto, o Laboratório de Audiovisual Científico (Labaciencias) da Universidade Federal Fluminense (UFF) procedeu à entrega da Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica.
Ennio Candotti foi um importante defensor da popularização da Ciência no Brasil, que faleceu em dezembro de 2023. De acordo com o Coordenador do LabaCiências, Professor Luiz Antonio Botelho de Andrade, a Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica tem, assim, dois propósitos: reconhecer o legado de Candotti na propagação da Ciência brasileira, e valorizar o trabalho de académicos e não-académicos nesse setor.
Ao todo, foram premiadas 33 personalidades atuantes na disseminação do conhecimento científico. Na área da Saúde, o Prof. Doutor Jorge Conde, Presidente da Direção da RACS, foi um dos condecorados com a Medalha Ennio Candotti.
Assista à cerimónia completa de entrega da Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica que está disponível, na íntegra, no canal do Instituto de Saúde Coletiva da UFF no YouTube.
A 6ª Reunião Internacional teve o apoio de: Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Nutrição da UFF, Pró-Reitoria de Extensão da UFF, Fundação Oriente, CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Observatório das Adições BRUCE K. ALEXANDER, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 Região Metropolitana II-RJ, Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn), Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, e Projeto IntegraChagas Brasil.