Candidatura pública interna da RACS para integrar a Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA)

No quadro das finalidades da RACS surgem como pilares estruturantes, o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional, a mobilidade académica internacional, a promoção e facilitação das relações multilaterais, a difusão internacional da produção científica e ainda a formação ao longo da vida no âmbito das ciências da saúde.

Neste contexto, e para potenciar estas finalidades estatutárias, foram criados em 2017, os Núcleos Académicos (NA) da RACS, com o objetivo de constituírem uma subestrutura orgânica, sólida, de natureza científica e académica de dimensão internacional.

Com o objetivo de implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos NA, foi criada, em janeiro de 2019, a Comissão Coordenadora dos NA da RACS, designada de CCNA. A CCNA é uma unidade funcional de carácter permanente que tem como missão definir e gerir as políticas de ação geral dos NA em estreita relação com a Direção da RACS.

Em janeiro de 2019, a Direção da RACS nomeou os primeiros membros da CCNA para um mandato de três anos, após um processo de candidatura pública interna entre os membros associados desta Rede internacional. Posteriormente, e face ao aumento da atividade dos NA, foi necessário reforçar a composição da CCNA com a cooptação de três novos membros, os quais foram nomeados em junho de 2021, com o respetivo mandato a terminar em junho do corrente ano.

Findo o período de três anos da nomeação desses membros, torna-se necessário proceder à eleição de 3 novos membros para o triénio 2024/2027, de acordo com o Regulamento em vigor.

Neste seguimento, a Direção da RACS deliberou a abertura de uma candidatura pública interna entre os seus membros associados e parceiros, nos termos do Edital nº 01/2024/RACSO prazo da presente candidatura é até ao dia 12 de maio de 2024.