3ª Reunião Internacional da RACS – Evento Online de Sucesso!

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS realizou a sua 3ª Reunião Internacional nos dias 25, 28 e 29 de setembro de 2020, em formato online, transmitida a partir de Braga, Portugal, para mais de 730 participantes dos diferentes países da Lusofonia, assim como de outros países fora deste espaço geográfico.

A 3ª rRACS, 2020, que contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e, à semelhança dos anos anteriores, teve como finalidade fortalecer relações multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação nas ciências da saúde e fomentar a interculturalidade no espaço lusófono, congregando as dimensões científica, pedagógica, política académica, sociocultural, empresarial, corporativa e organizacional interna através de um Programa multidimensional.

No dia 25 de setembro de 2020 realizou-se o pré-evento dedicado ao lançamento do Suplemento Nº 2 da RevSALUS – Revista Cientifica Internacional da RACS com a publicação dos 342 resumos dos trabalhos científicos, e à abertura da sala de exposição dos pósteres científicos e da Mostra de Saúde. No total, foram apresentados 150 pósteres e a Mostra de Saúde contou com a participação de 19 stands virtuais de várias instituições/organizações. No final do período da manhã e durante parte do período da tarde realizaram-se 3 mini-cursos que tiveram a adesão de mais de 130 participantes:

  • “Simulação clínica com pacientes virtuais” dinamizado pelo Doutor Pedro Pinto (Body Interact);
  • “Gestão do conhecimento em ciências da saúde” dinamizado pela Doutora Teresa Silveira (Bial & Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto);
  • “Como proteger e valorizar o capital intelectual” dinamizado pela Doutora Anabela Carvalho (PatenTree).

Este dia do pré-evento encerrou com o Sunset Musical da Lusofonia, um momento musical transmitido via Zoom e no Facebook, com a participação de 8 tunas e grupos musicais de estudantes de 3 países.

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2020 decorreu o programa geral e científico da 3ª Reunião Internacional da RACS com a apresentação de comunicações orais (no período da manhã) e a realização de sessões plenárias no período da tarde.

A Sessão Solene de Abertura realizou-se no dia 28 de setembro de 2020, às 14:30h, e iniciou com o habitual desfile de bandeiras dos países e territórios lusófonos, adaptado ao formato digital, e foi presidida como convidado de honra pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales, em representação da Srª Ministra da Saúde de Portugal, acompanhado pelo Prof. Doutor António Almeida Dias, Presidente da Comissão Organizadora da 3ª rRACS, 2020 e pelo Prof. Doutor Jorge Conde, Presidente da Direção da RACS.

Do Programa geral e científico desta 3ª rRACS, 2020 destacaram-se:

-A componente científica, com 170 comunicações orais livres, em 5 salas virtuais simultâneas, e ainda a apresentação de 150 pósteres científicos, das várias áreas das ciências da saúde;

-As Sessões Plenárias – Conferências e Mesas Redondas -, que contaram com a participação de 14 conferencistas convidados do plano internacional lusófono, sobre os seguintes temas:

  • Ensino das Ciências e das Tecnologias da Saúde nos Países Lusófonos, com a participação do conferencista Prof. Doutor Pedro Lourtie, do Conselho Nacional de Educação de Portugal;
  • Avaliação da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do conferencista Prof. Doutor Sérgio Machado dos Santos da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de Portugal. Esta mesa redonda foi moderada pela Prof.ª Doutora Cristina Pinto da Silva (Porto, Portugal) e contou com a intervenção dos convidados: Prof. Doutor Jorge Dias, Administrador da Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde, Prof. Doutor Eugénio Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior de Angola e Prof. Doutor Gilliatt Falbo – Brasil, Coordenador Académico da Faculdade Pernambucana de Saúde do Brasil;
  • Políticas de Saúde na Lusofonia, com a participação do conferencista Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, Portugal;
  • Redes de Países Lusófonos: Mobilidade Académica e Ensino à Distância, com a moderação da Dr.ª Sara Gama (Braga, Portugal) e com os intervenientes: Prof. Doutor Manuel João Costa, Pró-Reitor dos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da Universidade do Minho de Portugal, Prof. Doutor João Gomes, Diretor Área de Serviços Avançados FCCN | FCT I.P de Portugal e Prof. Doutor Manuel Garabal, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha;
  • Competências, Empregabilidade e Formação ao Longo da Vida, com a moderação da Prof.ª Vera Ferro-Lebres (Bragança, Portugal) e contou com os convidados: Prof. Doutor José Alberto Marques da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, Portugal, Prof. Doutor Amaro Segunda Ricardo, dos Projetos Educativos de Angola (PEA) de Angola, Professor Dr. Alexandre Manguele, do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) de Moçambique, e Doutor Paulo Alexandre dos Santos, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde;
  • O Futuro Clínico da Investigação Científica nas Ciências e Tecnologias da Saúde, com a participação do conferencista Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, Presidente do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos, Portugal.

No dia 29 de setembro de 2020 foi apresentado o Projeto SiCiSalus: Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia pela Prof.ª Doutora Artemisa Dores e pela Prof.ª Sílvia Martins, em representação da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos da RACS (CCNA).

A Sessão de Encerramento contou com a presença do Prof. Doutor António Almeida Dias, Presidente da Comissão Organizadora da 3ª rRACS, 2020, do Prof. Doutor Jorge Conde, Presidente da Direção da RACS, e também com as honrosas participações do Sr. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Prof. Doutor João Sobrinho Simões, e do Sr. Secretário de Estado do Ensino Superior de Angola, Prof. Doutor Eugénio Silva.

No final desta sessão procedeu-se à passagem do testemunho para a organização da 4ª rRACS, 2021, que decorrerá em Angola, sob a coordenação do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB). O Prof. Doutor Jorge Conde passou o testemunho ao Prof. Doutor Antero Nunguno, Diretor Geral do ISPB para a realização da 4ª Reunião Internacional, que contará com a coorganização dos restantes membros associados da RACS de Angola.

A organização da 3ª rRACS, 2020 esteve a cargo de 10 instituições de ensino superior da área da saúde da Região Norte de Portugal, membros da RACS, e contou ainda com o apoio da Fundação Oriente.