Candidatura pública interna da RACS para integrar a Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA)

Divulgamos a abertura de uma candidatura pública interna da RACS para integrar a Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA).

No quadro das finalidades da RACS surgem como pilares estruturantes, o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional, a mobilidade académica internacional, a promoção e facilitação das relações multilaterais, a difusão internacional da produção científica e ainda a formação ao longo da vida no âmbito das ciências da saúde.

Neste contexto, e para potenciar estas finalidades estatutárias, foram criados em 2017, os Núcleos Académicos (NA) da RACS, com o objetivo de constituírem uma subestrutura orgânica, sólida, de natureza científica e académica de dimensão internacional.

Com o objetivo de implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos NA, foi criada, em janeiro de 2019, a Comissão Coordenadora dos NA da RACS, designada de CCNA. A CCNA é uma unidade funcional de carácter permanente que tem como missão definir e gerir as políticas de ação geral dos NA em estreita relação com a Direção da RACS, conforme o Regulamento dos NA publicado na página eletrónica.

A primeira constituição da CCNA ocorreu em janeiro de 2019, por nomeação da Direção da RACS para um mandato de três anos, após um processo de candidatura pública interna entre os membros associados desta Rede internacional. Em fevereiro de 2022 foram nomeados três novos membros, cujo mandato terminou em fevereiro do corrente ano.

Findo o período de três anos da nomeação desses membros, torna-se necessário proceder à eleição de 3 novos membros para o triénio 2025/2028, de acordo com o Regulamento em vigor.

Neste seguimento, a Direção da RACS deliberou a abertura de uma candidatura pública interna entre os seus membros associados e parceiros, nos termos do Edital nº 01/2025/RACS, que pode ser consultado aqui. O prazo da presente candidatura é até ao dia 26 de setembro de 2025.