Coimbra acolhe 2ª Reunião Internacional da RACS

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS reuniu nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2018, no Auditório António Arnaut, em Coimbra, mais de 220 participantes de 28 instituições de ensino superior da área da saúde de diversos países da Lusofonia. Esta 2ª Reunião Internacional da RACS – rRACS, 2018 – decorreu nas instalações da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra [ESEnfC] e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde [ESTeSC] do Politécnico de Coimbra.

A rRACS, 2018, que contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, teve como finalidade fortalecer relações multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação nas ciências da saúde e fomentar a interculturalidade no espaço lusófono, congregando as dimensões científica, pedagógica, política académica, sociocultural, empresarial, corporativa e organizacional interna através de um Programa multidimensional.

No âmbito desta 2ª Reunião Internacional decorreu a reunião da Assembleia Geral (Eleitoral) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, onde se elegeram os novos membros dos Órgãos Sociais para o triénio 2018/2021.

A Sessão Solene de Abertura contou com a participação do Doutor Martins Nunes, Alto Comissário para a Saúde Global, em representação do senhor Ministro da Saúde, da Profª. Doutora Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de embaixadores dos países lusófonos acreditados em Portugal, de membros da Comissão de Honra e Científica do evento, de dirigentes académicos, dirigentes de instituições de saúde, representantes de organizações profissionais da saúde, associações de utentes/doentes e de associações de estudantes, de entre muitas individualidades convidadas.

O início da Sessão Solene ficou assinalado por um momento épico com o desfile das bandeiras nacionais dos dez países e território participantes, conduzido por estudantes de ciências da saúde.

Seguiu-se a conferência inaugural proferida pela Prof.ª Doutora Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre “Ciência em Português – Ciência Aberta, partilhar o conhecimento para a paz e a prosperidade”. O primeiro dia terminou com a atuação do Grupo Coral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que proporcionou um excelente momento musical aos presentes.

Do Programa Geral da rRACS, 2018 destacou-se:

– a componente científica, com 55 comunicações orais livres, em 8 mesas simultâneas, e ainda a apresentação de 81 posters científicos, das várias áreas das ciências da saúde;

– as Sessões Plenárias em Auditório, que contaram com dois Painéis Temáticos dinamizados por preletores convidados, sobre os seguintes temas:

  • Avaliação e Qualidade no Ensino Superior – com a participação de Pedro Manuel Lourtie (Ex-secretário de Estado do Ensino Superior e Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria); Duarte Silva (do Conselho de Administração A3ES, Portugal) e Manuel Garabal (da Universidade de Santiago de Compostela). Este Painel contou com a moderação do jornalista da RTP, José Manuel Portugal.
  • Mobilidade Académica Internacional na Lusofonia – com a participação de Jaime Ribeiro (Escola Superior de Saúde de Leiria) e Rosália Fonte (Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto), com a apresentação do Projeto MOTUS da RACS; da Embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martinez Valdés; Teresa Nogueiro (Agência Nacional de Erasmus, Educação e Formação) e Manuel Capita (Diretor do Curso Medicina No Instituto Superior Técnico Militar de Luanda). O Painel foi moderado por Ana Filipa Nunes, jornalista da TVI.

– a apresentação de três projetos da RACS, de Grupos de Trabalho sob orientação da Direção cessante, pontos marcantes desta 2ª Reunião Internacional:

  • O Observatório do Ensino Superior da Saúde em Territórios de Língua Portuguesa (OESSP);
  • A Revista Científica da RACS – RevSalus;
  • O Programa de Mobilidade Académica Internacional da RACS – MOTUS.

– duas grandes Conferências no segundo dia do evento: a Conferência alusiva à “Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior”, proferida pela Professora Maria da Conceição Bento, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Presidente de Honra da rRACS,2018, e a Conferência intitulada “Integridade e Investigação em Ciências da Saúde”, proferida pelo Professor Doutor Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Presidente da Comissão Científica da rRACS, 2018;

– a “IV Conferência Visual e Reabilitação”, evento organizado pelo Núcleo Académico das Ciências da Visão da RACS, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial Da Visão, que contou com mais de 120 participantes (membros da ARP – Associação de Retinopatia de Portugal e seus familiares, estudantes e docentes);

 – a Reunião do Núcleo Académico das Ciências da Visão, sob o tema “Formação pós-graduada em Ortóptica e Ciências da Visão: o contributo do núcleo académico da RACS”.

A componente social e cultural foi animada com dois Almoços de Trabalho e um Jantar de Confraternização, que serviram para estreitar laços institucionais e pessoais entre os participantes.

A Sessão de Encerramento da rRACS, 2018 contou com a participação do Doutor Mário Pinto, Assessor para a Saúde, da Presidência da República, que exortou à criação de um prémio Internacional RACS, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da RACS, Prof. Doutor Almeida Dias, e do recém-eleito Presidente da Direção da RACS, Prof. Doutor Jorge Conde.

Nesta sessão final procedeu-se ao ato público da Tomada de Posse dos novos membros eleitos para os Órgãos Sociais da RACS, para o próximo triénio, e propôs-se aos participantes a descoberta da cidade de Coimbra através de um roteiro pedonal histórico, como sugestão para o dia de sábado.

A organização da rRACS, 2018 contou com o apoio imprescindível de entidades de diferentes áreas que contribuíram para a realização desta reunião internacional, nomeadamente: Fundação Oriente, Cafés Delta, Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, Águas de Coimbra, para além do apoio da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra [ESEnfC] e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra [ESTeSC] do IPC.

As últimas palavras proferidas foram “até à 3ª Reunião Internacional da RACS”.