Mobilidade Académica

MOTUS – Programa de Mobilidade Académica Internacional da RACS
Este programa tem como finalidade, fundamentalmente, a promoção da mobilidade entre instituições de ensino superior e centros de investigação da área das ciências da saúde (seja de estudantes, recém graduados, docentes, investigadores e funcionários não docentes/não investigadores), incentivando a difusão do conhecimento científico e cultural, no seio dos países e comunidades da Lusofonia, onde a língua portuguesa e a riqueza da história secular comum serão, certamente, fatores facilitadores.
Projeto de mobilidade da RACS aprovado pela Agência Nacional ERASMUS+
O Consórcio RACS+ integra 6 IES portuguesas (Egas Moniz School of Health and Science, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto e ISAVE – Instituto Superior de Saúde) e constitui a primeira estrutura dinamizadora de intercâmbio multilateral e desenvolvimento da cooperação internacional no âmbito do ensino superior da saúde, especificamente em países/comunidades de língua oficial portuguesa. Este Consórcio foi aprovado em maio de 2023, após uma candidatura à Ação KA130 (Erasmus accreditation for higher education mobility consortia).
Posteriormente, o Consórcio RACS+ candidatou-se à Ação KA171 da Agência Erasmus+, no dia 20 de fevereiro de 2024. A 19 de junho de 2024 foram conhecidos os resultados da candidatura KA171 e o projeto do Consórcio RACS+ foi aprovado. Serão financiadas um total de 20 mobilidades, de staff e de estudantes, o que representa um claro sucesso do trabalho deste Consórcio e, simultaneamente, um momento de viragem na RACS – a tão ambicionada concretização do Programa MOTUS, o Programa de Mobilidade Académica Internacional da RACS.
Este projeto pretende levar oportunidades ímpares às comunidades lusófonas, contribuindo para a sua coesão, para o empoderamento da língua portuguesa no Mundo, em particular no âmbito do ensino e da investigação científica em saúde. A possibilidade de alicerçar este projeto de mobilidade na RACS constitui uma mais-valia, não só pela dimensão e diversidade dos parceiros lusófonos associados atuais, como pela sua relevância no domínio da área da saúde.
Foram aprovadas mobilidades com Instituições de Ensino Superior (IES) exclusivamente da Região 9 (África Sub-Sahariana). Desde a divulgação destes resultados, o Consórcio RACS+ tem trabalhado arduamente no desenvolvimento dos contactos com as IES parceiras no sentido de operacionalizar todas as diligências necessárias à concretização destas mobilidades, as quais deverão começar no decurso do corrente ano de 2025.